Endereço

Departamento de Ciências Sociais
Prédio do CCH II
Av. Peter Henry Rolfs, s/n
Campus Universitário
36570-900 – Viçosa – MG – BR
Tel.: +55 (31) 3612-7100
E-mail: dcs@ufv.br

Linhas de Pesquisa

Linha 1: Estado, Políticas Públicas, Desigualdades e Movimentos Sociais

Esta linha de pesquisa agrupa pesquisadores/as que estudam, pesquisam e/ou analisam políticas públicas e suas interfaces com as desigualdades sociais, raciais, sexuais, entre outras, no campo e nas cidades, bem como as relações entre Estado, sociedade civil e movimentos sociais. Neste sentido, agrega e se interessa pelas relações de diversos atores – empresários/as, trabalhadores/as, agentes religiosos, sindicatos, partidos políticos, líderes comunitários, ONGs, entre outros/as – com o Estado. Reúne pesquisadores/as que investigam a gestão e as políticas públicas voltadas à segurança pública, violências, saúde e qualidade de vida, gestões escolares e universitárias, relações étnico-raciais, estudos de gênero, sexualidade e demandas por direitos junto ao Estado. Abarca o estudo, a pesquisa e/ou a análise de movimentos sociais diversos que mobilizam atores políticos difusos, que contemplam, por exemplo, mobilizações relacionadas à sociobiodiversidade, às políticas antissexistas, antirracista e pró ações afirmativas entre outras possíveis temáticas interrelacionadas ao Estado e à participação social.

Linha 2: Ciência, Tecnologia e Sociedade

Esta linha de pesquisa abrange estudos referentes às configurações sociais na interface entre a ciência, a tecnologia e a sociedade. Neste sentido, interessam abordagens teóricas e investigações empíricas sobre as redes que entrelaçam ciência, tecnologia e sociedade a partir das suas práticas situadas socialmente. Esta linha também inclui estudos sobre fenômenos contemporâneos como globalização, capitalismo, economia, relações norte/sul, ruralidades. São temas de interesse de pesquisa da linha: práticas, instituições e políticas científicas; percepção pública da ciência e divulgação científica; mudanças climáticas, desenvolvimento e conhecimento; tecnologia, trabalho e produção; dominação/assimetrias e resistências na produção do conhecimento; relações centros x periferias; gênero e ciência entre outros.

Linha 3: Memória, Território e Populações Originárias

Esta linha de pesquisa reúne pesquisadores/as que estudam, pesquisam, analisam e/ou atuam em contextos marcados pela presença de povos originários e comunidades tradicionais (populações indígenas, quilombolas e rurais) entre outros. Mobiliza estudos sobre diferentes aspectos das culturas e sociais desses coletivos tais como: as relações entre natureza e cultura; o engajamento e resistência frente aos diferentes processos de discriminação e exploração/opressão desses povos, assim como os diferentes processos de expansão do capitalismo vigente e seus impactos sobre esses povos e comunidades. Entre as diversas possibilidades de pesquisa, contempla estudos voltados para a investigação dos processos de territorialização e apropriação do território, das lutas/ações pelo reconhecimento dos direitos desses coletivos junto ao Estado, sobretudo, que se utilizam de ferramentas audiovisuais, entre outras tecnologias, para documentar estes processos, especialmente as estratégias de luta e resistência e os ritos festivos-religiosos que desenham a vida social desses grupos.


© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados