Informativo
Projeto CineMIRE
O projeto de extensão “CineMIRE: sob um olhar antropológico” está vinculado ao Departamento de Ciências Sociais, aprovado no Edital Procultura-2015/2016. A partir do foco da antropologia visual, propõe para a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Viçosa (UFV), comunidade escolar da rede pública e comunidades tradicionais a exibição e o debate de filmes de caráter documentário e etnográfico, com o intuito de estabelecer o diálogo entre a arte do cinema e temas emergentes, dentre eles movimentos sociais, gênero, identidade étnica e cultura.
Um dos principais objetivos do Projeto é contribuir no processo de formação de público para filmes cujo princípio não esteja pautado somente por parâmetros do cinema comercial, possibilitando o contato com produções fílmicas que dialogam diretamente com a democratização da difusão da arte e cultura.
A palavra MIRE pertence ao vocabulário indígena da língua dos povos Puris e significa “olhos”. Seus remanescentes ainda são presentes na região da Zona da Mata Mineira. O sentido da visão representa em nossa sociedade uma das formas de fazer contato com a realidade social, de maneira que o “olhar” está relacionado com o modo de compreender os elementos simbólicos da cultura. Assim sendo, utilizamos a palavra MIRE para evidenciar a importância do olhar antropológico ao captar o formato, estética, ideologia e simbolismo dos filmes selecionados e exibidos.
Ao longo do ano de 2016 o projeto “CineMIRE” realizou várias exibições e debates de filmes, nos mais variados espaços comunitários: no Cine Calçadão, na UFV e em bairros de Viçosa. As Mostras foram “Itinerância Forumdoc Viçosa” (junho); Sessão na Semana de Combate a LGBTfobia (maio); Sessão pipoca da Criança na Escola Paraíso e no bairro Romão dos Reis (outubro); Sessão no bairro Rua Nova (agosto). Além disso, o projeto realiza encontros semanais de grupo de estudo sobre temas da antropologia visual.
Fotos: Mostra Itinerância Forumdoc Viçosa
Fotos: Sessão da Criança no Romão dos Reis
Fotos: Sessão da Criança na Escola Paraíso
Fotos: Participação na Semana de Combate a LGBTfobia
Fotos: Entrevistas na comunidade