Plano de Estudos e Pré-matrícula – Ciências Sociais – 2021/II

O curso de Ciências Sociais comunica que:

Foram publicadas as Resoluções n.º 16 e 17/2021 do CEPE da UFV sobre o próximo período letivo, chamado de Período Híbrido de Transição (PHT).

Diferente dos períodos remotos anteriores, no PHT a matrícula é obrigatória!

As aulas no PHT serão em duas etapas: 1ª etapa) com aulas, preferencialmente, remotas de 22/11/2021 a 22/12/2021; e 2ª etapa) com aulas, preferencialmente, presenciais de 24/01/2022 a 02/04/2022.
Nesta segunda etapa, o DCS optou por oferecer as suas disciplinas na modalidade presencial, exceto a CIS 131 Antropologia I, que será oferecida de modo integralmente remoto.

Vocês devem solicitar a matrícula até dia 09/11/2021. Porém, se não quiserem cursar disciplinas no próximo período, podem solicitar o trancamento pelo Sapiens (em Notícias). Este trancamento não será considerado para o tempo de integralização do curso, nem impedirá novos trancamentos, se necessário.

O período de acerto de matrícula será de 17 a 21/11/2021, conforme o grupo de estudante (Formandos, Ingressantes em 2020/2021 e Demais Estudantes). A inclusão das disciplinas facultativas será no dia 19/11. De 26 a 30/11, haverá um novo período para inclusão e exclusão de disciplinas na matrícula.

O prazo para entrar com processo de cancelamento de disciplinas ou trancamento de matrícula, sem a assinatura dos professores, e afastamento especial termina no dia 28/01/2022.

Lembramos que vocês não conseguirão se matricular em disciplinas que não estiverem no Plano de Estudos. Assim, vocês devem colocar na linha “2021/2” as disciplinas que têm maior interesse em cursar. Tentem, dentro do possível, seguir a sequência sugerida da Matriz Curricular do curso.
É importante vocês listarem na linha “Alternativas” as disciplinas que queiram se matricular, caso não consigam as de primeira opção, o que pode acontecer por falta de vagas ou conflito de horários das turmas.

As listas de disciplinas oferecidas pelos departamentos podem ser consultadas na página do Registro Escolar em Horário de Aulas e no Catálogo de Graduação podem ser vistas as matrizes curriculares e ementas das disciplinas do curso para Licenciatura e Bacharelado.

Para estudantes da Licenciatura, foi autorizado que os Estágios I e II (CIS441 e CIS442) sejam cursados concomitantemente, podendo listar os dois no Plano de Estudos. Quem precisar, poderá também cursar a Práticas de Ensino de Ciências Sociais II (CIS491) em correquisito com a Práticas I (CIS490).
Para isto, deve seguir os passos no Sapiens: clicar em Solicitações > Solicitação de Alteração de Pré(Co)-Requisito de Disciplina > Solicitar alteração de Pré(Co)-Requisito de Disciplina > Digite CIS491 > Consultar > Selecione o tipo de alteração > Cursar em correquisito > Confirmar solicitação.

Quem receber o aviso no Sapiens de que precisa fazer o Plano de Estudos com um orientador acadêmico deve entrar em contato com a Coordenação do curso pelo e-mail coocs@ufv.br, informando as disciplinas que tem mais interesse e disciplinas alternativas. Se forem necessárias maiores orientações, pode ser agendado um atendimento online com um dos membros da Comissão Coordenadora.

Quem entrou no curso em 2019 e 2020 e já tenha cursado as disciplinas dos primeiros quatro períodos, ou caso queira, pode fazer a escolha da habilitação pelo Sapiens (Análise Curricular>solicitar alteração catálogo/modalidade). Após fazer a solicitação, envie um e-mail de confirmação para a Coordenação do curso para que o coordenador autorize a mudança. Isso disponibilizará as disciplinas dos períodos seguintes e optativas para serem incluídas no Plano de Estudos.

Saúde e boa sorte no resultado de matrícula!