Informativo
O ensino e a pesquisa de Antropologia na Zona da Mata mineira
Antropólogos vinculados aos Departamentos de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se reunirão nos dias 27, 28 e 29 de abril, na UFV, para o evento O ensino e a pesquisa de Antropologia na Mata mineira. O objetivo deste encontro inédito é refletir coletivamente e trocar experiências sobre a formação de antropólogos e a produção de conhecimentos na área, no contexto particular da Zona da Mata mineira.
O evento contará com a participação, no papel de palestrantes e comentadores, dos professores Antonio Carlos de Souza Lima (presidente da Associação Brasileira de Antropologia), Russel Parry Scott (coordenador da área de Antropologia/Arqueologia na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes), Luiz Fernando Dias Duarte (PPGAS/Museu Nacional/UFRJ), Bela Feldman-Bianco (PPGAS/Unicamp, ex-presidente da ABA) e Lia Zanotta Machado (PPGAS/UnB).
O ensino e a pesquisa de Antropologia na Mata mineira surge na esteira da aprovação, pela Capes, do Mestrado Interinstitucional (Minter) que será oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa, a partir de 2017.
Tanto o evento quanto o MINTER concretizam o esforço dos antropólogos locais para consolidar e expandir a formação e a pesquisa em Antropologia na região e no interior do país.
Folder O ensino e a pesquisa de Antropologia na Zona da Mata