NOTA DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

O Colegiado do Departamento de Ciências Sociais (DCS) torna público seu repúdio a todo e qualquer ato de violência. Neste sentido, repudiamos a violência à qual foi submetido, no sábado dia 19 de agosto, um estudante do Curso de Ciências Sociais, militante das causas LGBT, o qual teve sua residência invadida, sendo vítima de espancamento.

O Colegiado do Departamento de Ciências Sociais, manifesta, igualmente, solidariedade àqueles que, em várias instâncias da vida social, são agredidos em razão das causas que reivindicam. E por nos encontrarmos em uma instituição de ensino superior, o Colegiado considera que a forma mais expressiva e patente de demonstrar solidariedade é transformar as várias formas de violência em objeto de problematização, com vistas ao entendimento e proposição de caminhos viáveis para seu enfrentamento por parte da Sociedade Civil e das Instituições Públicas.

Neste sentido, o Colegiado se compromete a mover esforços para a realização de eventos científicos (debates, palestras, mesas redondas) que tratem das várias formas de violência e preconceito, acreditando que a reflexão e diálogo científico podem contribuir para a instituição de uma democracia com inclusão, garantia de direitos civis e sociais e respeito à diversidade.