Ciências Sociais em Debate – 04/05/2017

Reflexões sobre educação escolar indigena

No dia 04 de Maio, próxima quinta-feira, às 20 horas, no Auditório da Economia Rural, irá acontecer mais uma edição do Ciências Sociais em Debate. Dessa vez, o tema é Educação Escolar Indígena e tem como objetivo compreender alguns de seus princípios e desafios relacionados ao bilinguismo/multilinguismo e a maneira como a organização comunitária e a interculturalidade podem fundamentar os processos escolares de ensino e aprendizagem nas comunidades indígenas, valorizando suas línguas e identidades. Assim, objetiva-se promover discussões que contribuam para a formação de estudantes de licenciatura.

O evento está sendo organizado âmbito da disciplina de Práticas de Ensino em Ciências Sociais I, que aborda as modalidades diferenciadas de ensino e assim, propõem que reconheçamos a existência de diversos grupos com realidades diversas que necessitam de uma educação escolar direcionada para as suas necessidades.

O evento contará com a participação do Mario Felix Irineu, professor indígena com habilitação em Antropologia, Sociologia e Filosofia, atualmente mestrando em Antropologia Social na UFV e de Pedro Rocha, docente do Curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas (UFMG).