Carta de Apoio ao PIBID Sociologia ESEDRAT

O Departamento de Ciências Sociais da UFV se solidariza com o prof. Bartomélio da Silva Martins, com a equipe do PIBID Sociologia da UFV e com a equipe do PIBID da Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres.

A Feira de Sociologia e o trabalho do professor foram alvos de críticas nas redes sociais. Os conteúdos mobilizados nas atividades supervisionadas pelo referido professor tanto em sala de aula, como em eventos, tais como a Feira de Sociologia, são condizentes com a Base Nacional Comum Curricular, que propõe desenvolver como uma das habilidades desta área a análise de conflitos e ações dos movimentos sociais brasileiros, no campo e na cidade.

A Sociologia é uma ciência comprometida com a explicação e a compreensão dos fenômenos sociais do tempo presente. As pesquisas sobre movimentos sociais fazem parte da tradição sociológica para compreender como as sociedades se transformam a partir da ação coletiva. A proposta curricular de tratar esta temática utilizando as próprias experiências sociais dos envolvidos na comunidade escolar é compatível com princípios e metodologias modernas de ensino.  Além disso, o papel da Sociologia e da escola é também formar cidadãos, pautados pela crítica construtiva e reflexiva.

O prof. Bartomélio tem comprometimento e dedicação com a Educação no município de Viçosa, respeitando as orientações e parâmetros nacionais e estaduais do ensino de Sociologia. Expressamos nossa solidariedade ao professor e reforçamos nosso compromisso com a defesa das garantias de uma educação democrática, plural e inclusiva. O Departamento de Ciências Sociais da UFV se posiciona firmemente em defesa da liberdade de cátedra.

Departamento de Ciências Sociais/UFV

Viçosa, 10 de outubro de 2019.