Carta Aberta à Comunidade Acadêmica

Posicionamento coletivo dos docentes do Departamento de Ciências Sociais acerca do Período Especial de Outono (PEO)

Em reunião colegiada realizada dia 18 de maio de 2020, o Departamento de Ciências Sociais (DCS) deliberou coletivamente pela não oferta de disciplinas no Período de Outono, excetuando-se casos excepcionais de disciplinas de TCC e Atividades Complementares, que regimentalmente não contabilizam créditos. Reconhecemos as motivações que conduziram à oferta do Período Especial de Outono (PEO) como forma de manutenção de atividades, ainda que de maneira remota, possibilitando que a comunidade acadêmica se aproprie de outras práticas pedagógicas. Ainda que a resolução Nº 03/2020 do CEPE garanta a oferta individual de disciplinas pelos docentes, o DCS entende que a deliberação coletiva do departamento se sobrepõe a interesses particulares.

Esta decisão está embasada nos seguintes argumentos:

– Pelas condições excepcionais em que nos encontramos, os docentes não terão acesso a uma capacitação plena, bem como aos recursos didáticos necessários para a boa condução em um disciplina na modalidade não presencial;

– A não disponibilidade de apoio logístico e humano para a condução das atividades, como monitorias e tutorias, implicaria uma sobrecarga de tarefas para os docentes das disciplinas, que precisam ministrar um conteúdo regular semestral em um prazo de tempo encurtado. Levando-se em consideração que as disciplinas não foram planejadas para esta modalidade, e que demais atividades de extensão e pesquisa continuam a ser executadas em trabalho remoto, isto poderia implicar em redução significativa da qualidade do processo ensino-aprendizagem;

– A sobrecarga de trabalho se mostra desigual de acordo com as situações domésticas encaradas pelos docentes, sobretudo pelas mulheres que historicamente tendem a assumir as tarefas de cuidado com idosos e crianças nas famílias, e estas se avolumam principalmente neste momento, dada a impossibilidade de compartilhar estas responsabilidades com prestadoras de serviços como escolas, creches e profissionais do cuidado. Corroborando este argumento pesquisas preliminares mostram o impacto do trabalho remoto na produtividade científica das docentes, tendo gerado uma queda de 50% na submissão de artigos por pesquisadoras nesse último trimestre (Dados, IESP) ;

– No que tange aos discentes, recebemos manifestação do Centro Acadêmico de Ciências Sociais (CACIS) no sentido de se opor ao projeto em razão das dificuldades enfrentadas pelos estudantes no que se refere às condições básicas para a realização das atividades pedagógicas. Não conhecemos de forma sistemática a realidade de acesso às tecnologias de informação e comunicação dos nossos discentes, mas diante do perfil sócio-econômico a que temos conhecimento há uma limitação séria de acesso de alguns dos discentes de ciências sociais à infraestrutura necessária para aulas EAD. Resultados da PNAD Contínua sobre as tecnologias da informação e comunicação (TICs) , com dados de 2018 e divulgada neste semestre, revelam que 46 milhões de pessoas no país não têm acesso à internet. Além disso, daqueles que possuem acesso domiciliar à internet, quase a metade não acessa por microcomputador, mas por meio do celular, tablet e por conexões de banda larga móvel, o que pode comprometer, por instabilidade da rede e consumo excessivo de dados (dentre outros), a dinâmica de acesso e usabilidade pelos discentes. Ademais, a exclusão de uma parcela de estudantes da possibilidade de optar por esta modalidade seria ainda mais séria, especialmente no caso dos estudantes com deficiência.

Acrescentamos que o DCS não é contra a oferta de conteúdos didáticos em modalidade EAD e entende que a oferta do Período de Outono se restringe ao momento extraordinário que vivemos, e que não deveria servir como um experimento para uma futura expansão do ensino nesta modalidade. Consideramos que há uma discussão madura conduzida por docentes e grupos de pesquisa no interior do CCH em torno da relação entre educação e tecnologias e que um debate amplo enriqueceria esta esfera de atuação da UFV.
Atenciosamente,

COLEGIADO DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS