Reconhecimento e Avaliação do Curso
Reconhecimento:
O Curso de Ciências Sociais foi autorizado pelo CEPE em adesão ao Programa REUNI em 2007 (Ata n.º 443), com início em janeiro de 2009. É reconhecido pelo MEC, conforme as portarias MEC/SERES n.º 648/2013 (publicada no DOU n.º 240, de 11/12/2013, Seção 1, página 23/25) para a modalidade de Licenciatura, e n.º 650/2013 (DOU n.º 240, de 11/12/2013, Seção 1, página 27/28), para a modalidade de Bacharelado. O reconhecimento do curso foi renovado para as duas habilitações em 2015, conforme a portaria MEC/SERES n.º 1097/2015 (DOU n.º 249, de 30/12/2015, Seção 1, página 83/91)
Avaliações:
Em avaliação realizada pelo MEC, o Curso de Ciências Sociais obteve as seguintes notas:
Nota 5 para o Bacharelado em Ciências Sociais
Obteve-se conceito 4.9 na dimensão Didática Pedagógica o que reflete que o PPC foi estruturado conforme propõe as diretrizes curriculares nacionais, relevando-se ainda a coerência da organização do curso com os aspectos da estrutura curricular, articulação teoria e prática, flexibilidade, atualização e adequação bibliográfica. Na dimensão corpo docente e tutorial, obteve-se o conceito 5 o que reflete os esforços e a atuação em ensino, pesquisa e extensão do corpo docente do curso. Na dimensão infraestrutura, obteve-se conceito 4.3, o que reflete as condições físicas de trabalho e a não suficiente adequação entre itens da bibliografia básica e complementar e o número de vagas autorizada. O conceito final do Bacharelado em Ciências Sociais foi 5 (cinco).
Nota 4 para a Licenciatura em Ciências Sociais
Constatou que o curso de graduação em Ciências Sociais Licenciatura presencial oferece o que foi proposto no PPC, observa-se a disposição do corpo diretivo coordenação professores e corpo técnico administrativo em adequar-se à realidade institucional existente. De acordo com as avaliações, foram feitas as considerações sobre cada uma das dimensões avaliadas e sobre os requisitos legais atribuiu-se os seguintes conceitos por dimensão: Organização didático-pedagógica: conceito 3.9 atribuído pela pontuação dos indicadores da dimensão que mostra que o curso em menção apresenta um quadro similar ao que expressa o referencial mínimo de qualidade em seu aspecto organizacional; Corpo docente e tutorial: conceito 4.3 atribui que o curso em menção apresenta um corpo docente com qualidade além do que expressa o referencial mínimo de qualidade; Infraestrutura: conceito 3.6 apresenta estrutura de qualidade e conforto para seu corpo social além do referencial mínimo de qualidade. Em razão do exposto a avaliação do curso de Licenciatura em Ciências Sociais alcançou nota 4 (quatro), apresentando perfil muito bom de qualidade.
Guia do Estudante/Faculdade:
A partir de 2019, a avaliação dos cursos feita pelo Guia dos Estudantes passou a ser feita pela Editora Estadão e a se chamar Guia da Faculdade.
Segundo avaliação anual publicada pela Editora Abril, os cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Ciências Sociais vinha recebendo o selo de quatro estrelas desde em 2014, com o Bacharelado recebendo cinco estrelas em 2018.