Grupos de Pesquisa (CNPq)
1) MINAS (Mineração e Alternativas
O grupo de pesquisa e extensão Mineração e Alternativas (MINAS) tem como objetivo investigar os efeitos e as contradições geradas pela mineração. Propomo-nos analisar a situação de países, regiões, locais e municípios minerados. Fazem parte da pesquisa do MINAS a relação entre a mineração e os seguintes temas: diversificação produtiva, desenvolvimento nacional, local e regional, políticas públicas, tributação e taxação, efeitos e conflitos socioambientais, legislação minerária e infraestruturas de mineração (barragens de rejeitos, pilhas de estéril, ferrovias etc.). O MINAS também possui o objetivo de assessorar movimentos sociais, comunidades, organizações não-governamentais e sindicatos e dessa forma colaborar na construção de alternativas à minério-dependência. A partir da mina é possível criar alternativas sociais, econômicas e políticas, mesmo que as cavas aparentem buracos sem saídas.
Pesquisador vinculado ao DCS: Tádzio Peters Coelho
2) CATADO (Coletivo de Antropologia, Trabalho, Ambiente e Desenvolvimento)
Pesquisadores/as do CATADO dedicam-se ao estudo de temas relacionados ao mundo do trabalho e dos/as trabalhadores/as, às diferentes concepções e paradigmas de desenvolvimento; à crise ecológica, conflitos socioambientais e alternativas sustentáveis.
Líder(es) do grupo: Fernando Firmo Luciano
3) Laboratório de Estudos Ciência, Tecnologia e Sociedade (LECTS)
O Laboratório de Estudos Ciência, Tecnologia e Sociedade (LECTS) reúne pesquisas coordenadas pela Profª. Daniela Alves e pelo Prof. Victor Mourão, envolvendo estudantes da graduação e da pós-graduação. O LECTS desenvolve pesquisas na área da sociologia do conhecimento e estudos CTS. Nos interessa compreender as práticas, os processos e as redes formadas na produção do conhecimento científico e tecnológico, bem como suas implicações e atravessamentos sociais.
Líder(es) do grupo: Daniela Alves de Alves e Victor Luiz Alves Mourão
4) Laboratório Gênero e Sociedade – LAGES
O LAGES visa promover estudos e pesquisas científicas sobre as relações sociais de gênero, valorizando uma perspectiva interdisciplinar e transnacional. Entende capacitar e aprofundar a compreensão das dinâmicas sociais contemporâneas através quatro eixos principais: Contribuições da área para as ciências humanas e sociais; (Re)organizações dos movimentos sociais, estratégias e repertórios de ação, em perspectivas regionais, nacionais, internacionais; Dinâmicas e representações das desigualdades no capitalismo contemporâneo; Circulações da teoria social e perspectivas comparativas, com enfoque nas relações Brasil/França.
Líder(es) do grupo: Annabelle Bonnet
5) Grupo de Estudos sobre Elites e Espaços de Poder – GEEEP
O GEEEP está situado dentro de uma temática central da Sociologia Política e da Ciência Política, sendo o seu objetivo a formação de pesquisadores, bem como a realização de pesquisas que tenham como objeto as elites em seus diferentes espaços de atuação, sendo principalmente o econômico e político. A ênfase desses estudos abarca as questões sobre origem social, trajetória profissional, carreira política e socialização escolar, focando suas análises na formação, reprodução e recrutamento de diferentes grupos de elites.
Líder(es) do grupo: Ícaro Gabriel da Fonseca Engler